Minicursos e Oficinas

Cada inscrito no evento poderá participar de um minicurso ou oficina.

Para isto, na ficha de inscrição no evento, o participante poderá optar por dois minicursos ou oficinas. 

Será priorizada a inscrição na primeira opção, desde que seja confirmado o pagamento da taxa de inscrição no evento e haja disponibilidade de vaga. 

A carga horária dos minicursos e oficinas é de 8 horas (das 8h às 12h e das 14h às 18h).

Será emitido um certificado específico pela participação no minicurso ou oficina.

 

 

 

Minicursos - 40 vagas cada

 

1 - Esporte Escolar (Me. Heitor de Andrade Rodrigues - FEF/UFG)  (TODAS VAGAS JÁ PREENCHIDAS)

 

Ementa: Refletir sobre os propósitos de ensino do esporte no contexto da Educação Física escolar. Refletir sobre uma possibilidade de organização curricular do conteúdo esporte. Vivenciar possibilidades de tratamento didático-pedagógico do esporte, a partir de elementos que compõe a lógica interna e externa das modalidades esportivas.

 

2 - Educação Física e Saúde (Esp. Pedro Lisita Mendonça - FEF/UFG) 

Ementa: Conceitos e modelos de atenção à saúde. Níveis de atenção e prevenção em saúde pública. Aproximações da Educação Física com o campo da saúde. A atuação do professor de Educação Física nos espaços de saúde pública. Debates acerca das relações entre atividade física e saúde.

 

3 - Tendências da Educação Física Escolar (Me. Jeferson Moreira dos  Santos - ESEFFEGO/UEG) 

 

Ementa: Análise do processo de formação das principais tendências da Educação Física escolar no Brasil. Identificação de seus objetivos, conteúdos, metodologias e formas de avaliação. Construção de elementos práticos para a compreensão teórica/prática das tendências em suas possibilidades de aplicação escolar.

  

Oficinas - 25 vagas cada

 

4 - Circo (Mstdo. Marcelo Marques - IESA/UFG) (TODAS VAGAS JÁ PREENCHIDAS)

Ementa:Minicurso de processos pedagógicos para ensino de malabares e pular corda. Mini curso dividido em duas partes: 1ª parte - aprendendo a construir bola de malabares. processos pedagógicos para a ensinagem do jogo de malabares para iniciantes. 2ª parte - Pular corda uma brincadeira cooperativa - vamos desenvolver o processo pedagógico de ensinagem dessa atividade lúdica, ao mesmo tempo que discutimos temas transversais do enfoque cooperativo no ensino das artes circenses na educação física.

 

5 - Ginástica Geral (Dra. Michele Carbinatto - UFTM)  (TODAS VAGAS JÁ PREENCHIDAS)

Ementa: A Ginástica Geral como manifestação gímnica em que os valores de inclusão, prazer, criatividade e criticidade prevaleçam nos processos educativos.

 

6 - Dança na Educação Física escolar: possibilidades educativas (Dra. Lívia Tenorio Brasileiro - UPE) (TODAS VAGAS JÁ PREENCHIDAS)

Ementa: A Dança como área de conhecimento e a Dança como conhecimento estudado/ensinado pela Educação Física. Possibilidades educativas para a abordagem da dança na Escola.

 

7 - Ginástica Rítmica e Composição Coreográfica (Profas. Marluce Fraga e Raiane Fraga - CAC/UFG) 

Ementa: Execução de movimentos corporais definidos como elementos de técnicas corporais com vários níveis de dificuldade, realizados junto ao manejo de um aparelho sincronizado com a música. Os aparelhos utilizados são: fita, bola, arco, corda e massa. Composição coreográfica básica.

 

8 - História e Cultura Afrobrasileira: Maculelê, Puxada de Rede e Samba de Roda do Recôncavo Baiano (Sereia-Flávia Lima e Dino-Pablo Alves  - Integrantes do Grupo de Capoeira Senzala e do Grupo Corpoencena do CAC/UFG) 

Ementa: Não informado pelos ministrantes.

 

9 - Fundamentos Básicos da Ginástica para Grupos Especiais (Mstdo. Thiago Iwamoto - PUC-GO) 

Ementa: A prática da ginástica é fundamentada por princípios básicos, como caminhar, correr, saltar, rolar, rastejar, trepar e outros, quando sistematizada e planejada acarreta na melhora do repertório motor, habilidades físicas e variáveis multidimensionais (social, afetiva, mental e emocional). Desta forma, compreendendo os princípios básicos possibilita ao professor de Educação Física trabalhar com diversos grupos, incluindo deficientes físicos e visuais. Assim, esta oficina pretende elencar pontos, instrumentos e metodologias importantes sobre os fundamentos da prática da ginástica para grupos especiais.

 

10 - Dança Improvisação (Me. Elisa Abrão - FEF/UFG) - 20 vagas

Ementa: A oficina proporcionará experiências de improvisação transitando por investigações sobre espaços como também sobre gestos e movimentos do cotidiano. Objetiva desvelar traços individuais e caminhos de investigação corporal em movimentos presente no contexto cotidiano por meio de jogos corporais.